Hoje vamos falar sobre a técnica de Comunidade Online de Pesquisa de Mercado, também chamada de Insights Community.
É um método relativamente novo, mas que aplicamos faz algum tempo aqui na Tema. Este método é a combinação da pesquisa qualitativa com outras formas de coleta de dados online, e pode ser executada por um tempo curto ou por longos períodos.
A comunidade é composta por um grupo de participantes com interesses em comum, e projetada de acordo com os objetivos específicos de cada pesquisa. Os participantes-alvo da pesquisa interagem em um grupo fechado, no formato de uma rede social, e é possível obter insights deles de forma espontânea, com a riqueza de depoimentos em formato de texto, fotos e vídeos, retratando, na maioria das vezes, cenas reais de seu dia a dia.
Uma vez formada a comunidade, as empresas podem enviar pesquisas a esses grupos, ou envolvê-los em discussões moderadas, e as respostas são registradas e analisadas por pesquisadores ou analistas. Os entrevistados também podem responder a enquetes rápidas e curtas, preencher diários, compartilhar ideias e contribuir com ideias e comentários sobre produtos e serviços.
A natureza online dessas comunidades reduz as barreiras geográficas e restrições logísticas, permitindo juntar consumidores de diferentes cidades e regiões, com respostas e percepções mais rápidas do que aquelas coletadas pelos métodos tradicionais.
As Comunidades Online podem ser contínuas, convocando pessoas para projetos de longo prazo, ou podem ser ad hoc, em que comunidades instantâneas são reunidas por alguns dias ou semanas e então dissolvidas quando os objetivos são alcançados.
As comunidades Online, quando criadas visando o longo prazo, são excelentes plataformas para respostas rápidas a perguntas específicas de pesquisas, especialmente para questões que surgem repentinamente, uma vez que o grupo já está formado. Também são indicadas para a construção de marca e podem ser usadas por pesquisadores de mercado para aprender mais sobre as atitudes, sentimentos e interesses do consumidor.
As comunidades ad hoc podem incluir teste de conceito, questões de usabilidade, jornada de compra e preenchimento de diários.
As plataformas de Comunidades Online de Pesquisa de Mercado oferecem recursos versáteis, como gravação em áudio e vídeo, fórum ou sala de reunião, e postagem de enquetes. Por exemplo, é possível acompanhar a experiência de compra do consumidor, através de depoimentos e registro em vídeo de visitas à loja.
Como resultado, as Comunidades Online de Pesquisa de Mercado trazem um conteúdo riquíssimo, que organizado e analisado por um especialista revertem em insights poderosos.
Fatores importantes sobre Comunidades Online de Pesquisa de Mercado
1 –Os dados gerados por uma Comunidades Online de Pesquisa de Mercado são qualitativos. É fácil para os não pesquisadores confundir os dados da pesquisa com quantitativos (ou baseados em números) porque as respostas são frequentemente relatadas por meio do uso de escalas numeradas.
2 – Somente um especialista pode indicar o correto uso do método, após avaliar os objetivos da pesquisa.
3 – Para que a Comunidades Online de Pesquisa de Mercado seja bem-sucedida, é importante contar com a atuação de especialistas em todas as etapas, desde a seleção e engajamento dos participantes, até a moderação e análise dos resultados.
Por isso é importante contratar uma empresa que tenha experiência neste tipo de pesquisa.
A Tema tem a experiência necessária e conta com profissionais especialistas em Comunidades Online de Pesquisa de Mercado.
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